quarta-feira, novembro 10, 2004

Dica do Mês - Sound Forge

Como usar o efeito Pitch Shift

Este efeito altera a afinação do trecho de áudio selecionado, podendo preservar ou não o tamanho original do trecho. Observe o que faz cada comando:

Seminotes To Shift Pitch by: Indica o número de seminotes que o áudio será transposto.Valores negativos fazem a afinação descer, enquanto os positivos fazem subir. A variação pode ser de -50 a + 50 seminotes, caso se deseje preservar a duração do trecho original clique na opção Preserve Duration aí então a variação só poderar ser de -12 a +12 seminotes.

Cents To Shift Pitch By: Indica o ajuste fino de afinação, em centésimos de semitom. Pode-se ajustar de -100 até +100 centésimos.

Preserve Duration: Quando esta opção está marcada a duração original do áudio será preservada após a alteração de afinação caso contrário, a duração será alterada na razão inversa da quantidade de transposição.

Mode: Determina o algoritimo a ser usado no processo de Pitch Shift. Existem três algoritimos diferentes, A, B e C, cada qual com modos diferentes de ajuste para cada tipo de matérial. É recomendável experimentar os diversos modos, para ver qual é mais adequado, pois os nomes dos modos são apenas sugestivos.

Blend Edges with Adjoining Data: Quando esta opção está marcada, o inicio e o fim do trecho marcado serão mixados em crossfade com o matérial original, de forma a evitar os ruídos de "glitch"

Transposition Ratio: Indica a fração pela qual as freqüências do áudio serão multiplicadas. Caso a opção Preserve Duration não esteja marcada, a duração do áudio selecionado após a transposição será igual ao tamanho original multiplicado pelo inverso dessa fração.

Fonte: Manual do Sound Forge 6
Tradução: Victor Deuner

Nenhum comentário: